Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Quem somos
Início do conteúdo da página

Quem somos

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 19h29 | Última atualização em Sexta, 26 de Janeiro de 2024, 11h08 | Acessos: 393

Afinal, o que é PET?

O Programa de Educação Tutorial ou simplesmente PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do país (IES) orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

Uma vez criado, o grupo mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor um período máximo de seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.

O programa busca propiciar aos discentes condições para realização de atividades extracurriculares, que complementem sua formação acadêmica, com o intuito de melhor atender as necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular.

Legislação PET  


Objetivo

Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos discentes de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. 


Atuação do PET Design

Em busca de melhor atender a comunidade acadêmica em geral, o PET Design atua nas seguintes áreas do design:

  • Design Gráfico: marcas, gestão de marcas, redes sociais, layout para sites, aplicações diversas (camisetas, material gráfico, papel timbrado, etc).
  • Design de Produtos: modelagem 2D e/ou 3D, rendering, planejamento.
  • Design Editorial: planejamento de materiais digitais e/ou impressos (parte gráfica).
  • Design de Embalagens: idealização e planejamento (parte gráfica e física).
  • Ilustração: desenvolvimento de ilustrações para publicações diversas. 

Nossa História

Fundado em 2010, através de uma iniciativa das professoras Dra. Patrícia Braga, à época Coordenadora do Curso, e Me. Vânia Batalha, junto à Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da Universidade Federal do Amazonas - PROEG/UFAM, o PET Design teve como primeiro tutor o Prof. Dr. Nelson Kuwahara, que permaneceu à frente do grupo até o ano de 2016.

A partir de 2017, o PET Design passou a ser coordenado pela Profa. Dra. Karla Mazarelo Pacheco, que permaneceu até abril de 2023, quando a atual tutora, Profa. Dra. Larissa Albuquerque de Alencar, assumiu à frente do grupo.

 

 

Profa. Dra. Patrícia dos Anjos Braga Sá dos Santos

Coordenadora de Curso

Possui Doutorado em Design, Fabricação e Gestão de Projetos Industriais pela Universidade Politécnica de Valência (UPV/Espanha/ 2013), validado pela Universidade do Estado de Minas Gerais e Doutorado em Biotecnologia (2013) - área de concentração em Gestão da Inovação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É Mestre em Engenharia da Produção pela UFAM (2006), Especialista em Agente de Inovação e Difusão Tecnológica pela FUCAPI (2004), Especialista em Produção de Material Didático para EAD pela UFAM (2007) e Bacharel em Desenho Industrial (1998) pela UFAM. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Amazonas, lotada no Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Tecnologia e participa da equipe do Projeto SUPER (2020-2025) como Coordenadora da Task WP2 Design e Coordenadora do Curso de Design. Tem experiência na área de Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: design e inovação, gestão em design, Comunicação Visual e e Design Gráfico.

Lattes

Profa. Me. Vânia Maria Batalha Cardoso

Professora aposentada Design-UFAM

Possui Graduação em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade-RJ (1985), atual UNIVECIDADE, é Especiaista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas-AM (1993) e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (1998). É professora aposentada da Universidade Federal do Amazonas. Foi Coordenadora do Curso de Design e do Laboratório de Marcenaria. Foi Chefe do Serviço de Ergodesign do Hospital Universitário Getúlio Vargas (2002-2013). Tem experiência na área de Design do Produto em Madeira, Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente em ergonomia hospitalar, intervenções ergonomizadoras, design de interiores, atividades motoras e atualmente com projetos de produtos utilizando resíduos madeireiros.

Lattes 


Tutores

Gestão 2010 - 2016

Prof. Dr. Nelson Kuwahara

Lattes

Professor Associado da UFAM. Coordenador do Laboratório Transportar. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1997). Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas (1999). Doutorado em Engenharia de Transportes, PET - COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD). Coordenador da Task WP3-FT-Design no Projeto SUPER (Convênio UFAM/SAMSUNG). Coordenou e atuou em projetos de pesquisa em logísticas e transportes apoiados pelo CNPq, FINEP, FAPEAM, DENSO. Possui artigos publicados em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de engenharia mecânica, planejamento de transportes e logística, planejamento energético, métodos de tomada de decisão, geração de energia, análise de impactos ambientais, desenvolvimento de produtos, propriedade industrial.

 

Gestão 2017 - 2023

Profa. Dra. Karla Mazarelo Maciel Pacheco

Graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1999), Especialista em Marketing Empresarial (2001) e Mestre em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2007). Doutorado em Design, Fabricação e Gestão de Projetos Industriais pela Universidade Politécnica de Valência - UPV/ Espanha (2012). Professora Associada, nível 1, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, pelo Departamento de Design & Expressão Gráfica - DEG. Experiência profissional em: Desenho Industrial, com ênfase em Gestão e Desenvolvimento de Projetos Industriais, Investigação de Recursos Naturais e Ambientais para Produção Têxtil, Pesquisa em Tecnologia de Produtos Florestais, Modelagem Sistêmica para a Fabricação de Produtos e Organização de Empresas, Design Gráfico, Comunicação Visual, Identidade Visual Corporativa, Sistema de Sinalização Gráfica, Padronagem Visual para Concepção de Produtos e Produção de Material Didático para Ensino à Distância. Chefe do Departamento de Design & Expressão Gráfica - DEG (2013-2015), Coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Design - PPGD/ Mestrado Profissional da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2016-2018), Tutora do Programa de Educação Tutorial em Design da Universidade Federal do Amazonas - PET Design/UFAM (2016 - 2023) e Subchefe do Departamento de Design & Expressão Gráfica - DEG/UFAM (2019-2021).

Lattes


Colaboradores

2017 - 2023

Prof. Dr. Almir de Souza Pacheco

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Especialista Latu Sensu em Design, Propaganda e Marketing pela (UFAM), Doutorado em Design, Fabricação e Gestão em Projetos Industriais pela Universidade Politécnica de Valência (UPV) - Espanha. Docente há mais de 30 anos dos quais 17 em nível superior. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor convidado dos programas de pós-graduação em Design, Comunicação e Multimídia da FUCAPI - Design e Mercado da Faculdade Martha Falcão/Wydem, MBA em Marketing, Publicidade e Propaganda da UNINORTE, MBA Executivo do IDAAM, Mestrado Profissional em Design da UFAM e do Mestrado em Inovação e Gestão do Design do ISAD - México. Tem mais de 20 anos de experiência na área de design gráfico com ênfase em Sistemas de Identidade Visual Corporativa, Produção Gráfica, Tipografia e Gestão em Design. Consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), onde também faz parte do cadastro de pesquisadores em grupos de pesquisa junto ao INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), FUCAPI e UFAM.

Lattes

2023 - 2023

Profa. Dra. Claudete Barbosa Ruschival

Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas. Trabalha no curso de Graduação e Pós-Graduação em Design da UFAM. Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), e Pós-Doutorado em Design na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui curso de Especialização em Design de Embalagem pelo Programa Posgrado Mercosur Design, uma cooperação Italiana, Espanhola e Mercosul (2001) e em Propaganda e Marketing pela Universidade Federal do Amazonas (1998). Tem experiência nas áreas de Design, com ênfase em Métodos e Processos de Desenvolvimento de Produtos e Gestão do Design, atuando principalmente nos seguintes temas:Metodologia do Projeto em Design, Design de Superfície, Gestão do Design, Tecnologia Assistiva, Marketing.

Lattes

Fim do conteúdo da página