Design no Brasil

O Design Brasileiro nasceu junto com a cultura nacional. Sinais de atividades ligadas ao design aparecem nitidamente no s√©culo XIX, embora sem uma estrutura de ensino regular e mesmo sem seu reconhecimento como atividade distinta da arquitetura, da arte e da ind√ļstria de objetos utilit√°rios.

Guilherme Cunha Lima considera que Eliseu Visconti, precursor do moderno design brasileiro, foi tamb√©m pioneiro no ensino dessa atividade em nosso Pa√≠s. Convidado em 1934 por Flexa Ribeiro, √† √©poca diretor da Escola Polit√©cnica da Universidade do Rio de Janeiro, Visconti organiza e ministra um curso de extens√£o universit√°ria em arte decorativa e arte aplicada √†s ind√ļstrias, adotando em seus ensinamentos a orienta√ß√£o de Eug√®ne Grasset, uma das mais destacadas express√Ķes do art-nouveau na Fran√ßa.

Mas a área só começaria a ser tratada como especialidade artística diferenciada a partir da criação do primeiro escritório de design no país, o FormInform, por Alexandre Wollner, Geraldo de Barros, Rubem Martins e Walter Macedo, após a volta de Wollner da Europa em 1958. Sua atividade levaria depois à fundação da primeira escola superior de design, a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) no Rio de Janeiro, em 1963, sendo o marco inicial da profissionalização do design no Brasil.

A primeira entidade de classe apareceu em 1987 no Rio Grande do Sul, a Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (APDesign). Ela seria seguida pela Associação dos Designers Gráficos (ADG, 1989), a Associação dos Designers de Produto (ADP) e a Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDesign), ambas de 2003 .

Apesar do grande crescimento e sofistica√ß√£o do setor nos √ļltimos anos, com o reconhecimento de sua capacidade de agregar valor nos mercados e oferecer melhor qualidade de vida, com a prolifera√ß√£o de escolas especializadas e de profissionais capazes, incorporando recursos high-tech e v√°rias atribui√ß√Ķes historicamente sob o cuidado das belas artes, o design brasileirs s√≥ recentemente tem assimilado a rica contribui√ß√£o do artesanato popular, ainda n√£o foi objeto de estudos suficientes, n√£o delineou sua hist√≥ria com profundidade, n√£o desenvolveu meios eficientes para avaliar seu impacto econ√īmico nem mereceu a aten√ß√£o do poder p√ļblico, n√£o tendo condi√ß√Ķes de concorrer pelas verbas do governo para o desenvolvimento de pesquisa. Em termos culturais o Brasil conta hoje com um museu dedicado √† preserva√ß√£o da mem√≥ria do design brasileiro, o Museu da Casa Brasileira, que mant√©m o mais importante pr√™mio do setor em √Ęmbito nacional, o Pr√™mio Design do Museu da Casa Brasileira.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_no_Brasil