Programa PET

Criado em 1979 pela Coordena√ß√£o de Aperfei√ßoamento de Pessoal de N√≠vel Superior ‚Äď CAPES com o nome Programa Especial de Treinamento ‚Äď PET, este programa foi transferido no final de 1999 para a Secretaria de Educa√ß√£o Superior do Minist√©rio da Educa√ß√£o, ficando a sua gest√£o sob a responsabilidade do Departamento de Moderniza√ß√£o e Programas da Educa√ß√£o Superior ‚Äď DEPEM. Em 2004 o PET passou a ser identificado como Programa de Educa√ß√£o Tutorial.

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

As atividades extracurriculares que comp√Ķem o Programa t√™m como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experi√™ncias n√£o presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua forma√ß√£o global e favorecendo a forma√ß√£o acad√™mica, tanto para a integra√ß√£o no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de p√≥s-gradua√ß√£o.

O PET constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Têm uma concepção baseada nos moldes

de grupos tutoriais de aprendizagem e tendo o objetivo de formar globalmente o aluno, assumindo a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação com pessoa humana e como membro da sociedade.

A m√©dio e longo prazo, a SESu/MEC espera fomentar a forma√ß√£o de profissionais de n√≠vel superior, nas diversas √°reas do conhecimento, dotados de elevados padr√Ķes cient√≠ficos, t√©cnicos, √©ticos e com responsabilidade social, nas diversas √°reas do conhecimento, que sejam capazes de uma atua√ß√£o no sentido da transforma√ß√£o da realidade nacional, em especial como docentes e pesquisadores p√≥s-graduados em √°reas profissionais.